X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Rabobank: Incertezas com a China podem alterar o mercado global

De acordo com o relatório trimestral do Rabobank, a alteração no comércio de carne de porco pode colocar pressão de descida nos preços deste produto nos países exportadores.

3 Setembro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Grande volatilidade nos preços dos porcos e da carne de porco chineses está-se a alastrar pelo mercado global. Os volumes de abate na China foram inesperadamente altos no segundo trimestre, representando um aumento de 35,9% na produção de carne de porco no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados oficiais. O aumento repentino da oferta resultou numa queda acentuada dos preços e na existência de resultados negativos na agricultura e no comércio nos primeiros seis meses de 2021, apontando para uma descida na importação de carne de porco por parte da China no terceiro trimestre. Embora o Rabobank espere que os preços dos porcos e da carne de porco recuperem no terceiro trimestre, o elevado stock estimado de carne congelada trará uma grande pressão de descida nos preços. O Rabobank espera que a desaceleração das importações nos próximos meses reduza entre 10% e 20% as importações totais do ano, quando comparadas com os níveis record de 2020. Este facto levará a uma redistribuição do comércio de carne de porco no mercado global e pode exercer pressão baixista sobre os preços da carne de porco nos países exportadores.

A produção suinícola da China apresentou um forte crescimento no 1º semestre, devido ao abate sanitário e ao contínuo aparecimento de novas explorações de grande dimensão. A PSA continua a alastrar-se, provocando o abate sanitário contínuo em algumas regiões específicas. O crescimento da procura fica abaixo do crescimento da oferta, reflectido pela queda acentuada dos preços. A stockagem diminuiu, pois os agricultores sofreram perdas consideráveis. Devido ao abate de porcas no 1º semestre, o Rabobank espera que o abate no terceiro trimestre diminua e os preços subam. No entanto, o elevado stock de carne de porco congelada limitará o movimento dos preços.

A Europa registou forte crescimento de produção na ordem de 5% ao ano nos primeiros quatro meses de 2021, devido a um aumento dos abates no final de 2020 e a pesos de abate mais elevados. No entanto, os elevados custos da alimentação animal e as exportações mais fracas limitarão o crescimento da produção no terceiro trimestre. As exportações para a China caíram um pouco em Abril, compensadas por um aumento significativo das exportações para o Vietname e para as Filipinas. Novos focos de PSA em explorações de suínos domésticos na Alemanha acrescentam novos riscos.

E.U.A: Após atingir níveis recordes em meados de Junho, os preços do porco estão mais baixos, e estabilizaram com a forte procura e com uma menor produção. A perda devido a doenças, menores pesos de abate e rações caras irão moderar a produção no 2º semestre de 2021. Os preços da carne de porco permanecem bastante acima das expectativas com a forte procura de entremeadas e pernas. As exportações caíram ligeiramente até Maio, em que as vendas mais fracas para a China foram superiores aos aumentos das exportações para o México, Canadá e Japão.

Brasil: A produção de suínos iniciou o ano em bom ritmo, devido aos resultados positivos de 2020 (principalmente nas exportações). No entanto, os elevados custos da ração desestimulam o crescimento da produção nos próximos meses nalgumas regiões. Em termos de procura, o aumento atípico dos preços da carne de bovino nos primeiros meses de 2021, após o clima seco, favoreceu o consumo de frango e porco.

30 de Julho de 2021/ Rabobank.
https://research.rabobank.com/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes