Segundo o último relatório do Rabobank, o mercado mundial da carne de porco encontra-se em zonas record durante este trimestre e espera-se que, no resta do trimestre e no quarto, e especialmente nos países exportadores afectados pela epidemia do vírus da Diarreia Epidémica Suína (DESV), os preços do porco e da carne de porco continuem a bater records.
Enquanto que os Estados Unidos está a mitigar os efeitos da DESV sobre a oferta e os preços mediante o aumento do peso dos porcos de abate (recentemente cerca de 5% relativamente ao ano passado), a crescente escassez de carne de porco a nível mundial está a pressionar os preços de importação, afectando o México, a Coreia do Sul e o Japão em particular. No México, os preços da carne de porco aumentaram cerca de 25% relativamente ao mesmo período do ano anterior, com um aumento potencial de mais 5%. Também há um impacto significativo no Japão, onde as importações sãon relativamente caras em comparação com outros países importadores devido à debilidade do yen. Para a China, as perspectivas para os preços são positivas e espera-se que se recuperem após uma primeira metade de ano muito difícil.
Ao ser a única região com suficiente carne de porco disponível a preços razoáveis, as perspectivas para as exportações da UE para a Ásia e EUA continuam a ser positivas. Contudo, isto não será suficiente para compensar totalmente a redução das exportações para os países do Centro e Leste da Europa. A proibição das importações da Rússia continua a ser um factor decisivo para os preços.
Sexta-Feira, 25 de Julho de 2014/ Rabobank/ Holanda.
http://rabobank-food-agribusiness-research.pr.co