Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Rabobank: perspectivas para proteínas animais a nível mundial em 2025

Em 2025, o crescimento da produção mundial de proteínas animais será ligeiramente superior, impulsionado pelos produtos do mar e pelas aves de capoeira.

24 Janeiro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em 2025, as condições económicas, a geopolítica e a disponibilidade da oferta influenciarão significativamente os mercados globais de proteínas animais. Embora a procura permaneça incerta devido às flutuações macroeconómicas e às alterações políticas, os produtos do mar estão preparados para ultrapassar as aves de capoeira como o principal contribuinte para o crescimento da oferta global de proteínas.

Prevê-se que a aquacultura e as capturas selvagens cresçam 2,3% em termos anuais, recuperando de um declínio de 0,3% em 2024. As aves de capoeira manterão o seu crescimento constante, enquanto a produção de carne de bovino diminuirá devido a contracções nas principais regiões. A produção de carne de porco aumentará marginalmente (+0,1%) após um crescimento significativo de 2021 a 2023, na sequência da recuperação da Peste Suína Africana.

À medida que a economia global se esforça por recuperar, as mudanças políticas previstas pelos novos governos poderão introduzir medidas proteccionistas, conduzindo a tarifas e a custos comerciais mais elevados. Os conflitos militares podem perturbar ainda mais o transporte marítimo e de mercadorias, afectando o comércio mundial e aumentando a volatilidade do mercado. Embora as pressões inflacionistas tenham vindo a diminuir, as decisões políticas poderão inverter esta tendência, enfraquecendo potencialmente a procura dos consumidores se os rendimentos não aumentarem em conformidade.

A presença e o impacto das doenças animais continuam a constituir um desafio para os produtores. A indústria irá recorrer cada vez mais a vacinas, genética e tecnologias para gerir e controlar melhor as doenças animais.

A sustentabilidade continua a ser uma prioridade para as cadeias de abastecimento de proteínas animais, com a acção legislativa e as pressões relacionadas com a natureza a representarem riscos estratégicos. As empresas são encorajadas a preparar-se para a recolha de dados à medida que as directrizes de comunicação evoluem e a encontrar sinergias entre o clima, a natureza e as exigências regulamentares através de tecnologias emergentes.

22 de Janeiro de 2025/ Rabobank.
https://www.rabobank.com

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados