Enquanto que o consumo mundial de carne continua a aumentar, um mercado impulsionado pela oferta e mais competitivo criará desafios aos produtores, pressionando os preços e as margens, segundo o prognóstico do Rabobank, no relatório Prices Under Pressure in a Supply-Driven Market: Global Outlook for Animal Protein in 2017.
Segundo as previsões do Rabobank, a China continuará a exercer uma enorme influência nos mercados mundiais de carne. O país mais povoado do mundo aumentou as importações de porco a níveis record em 2016 e prevê-se que estes níveis de importação se mantenham constantes durante o próximo ano. Também se espera que as importações chinesas de carne de vitela e aves aumentem.
Nos Estados Unidos espera-se que a produção continue a crescer. O dólar forte e a incerteza sobre as relações comerciais futuras com a China e o México criam potenciais obstáculos para os produtores norte americanos. Os Estados Unidos são, actualmente, o maior exportador mundial de carne porco para a China, excluindo a UE.
Para o resto dos países, o Rabobank prevê um mercado cada vez mais complexo, pelo que é mais difícil para os produtores aproveitar as oportunidades. Podem ver-se submetidos a pressões adicionais para adaptar os seus sistemas a mitigar ameaças como as que derivam do uso de antibióticos, o gado como fonte de gases de efeito estufa e a crescente competição dos retalhistas. O Rabobank destaca que esta complexidade está a criar novas oportunidades de crescimento para os produtores e transformadores que conheçam bem o mercado e respondam com rapidez. É provável que a resposta se dê fortalecendo as cadeias de distribuição, coordenando inputs e aumentando a transparência para melhorar a rastreabilidade nas cadeias de distribuição, refere o Rabobank.
Justin Sherrard, responsável pela proteína animal de Rabobank, adicionou: "A responsabilidade para mitigar as preocupações dos consumidores, particularmente no que refere à saúde e bem-estar dos animais, recai sobre os produtores, que deverão adaptar os seus modelos de produção e cadeias de distribuição. Este é um desafio que continuará a ser assunto importante em 2017. "
Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2016/ Rabobank/ Holanda.
https://www.rabobank.com/en