O Relatório Farming Salaries Report , da Federação Holandesa de Agricultores, publicado agora pelo Rabobank, diz-nos que nos últimos dois anos, apesar de desafios como a pandemia de Covid-19, eventos climáticos extremos e inflacção, o sector agrícola continuou a assumir compromissos significativos em termos de pessoal.
De acordo com o relatório, os salários no sector agrícola têm vindo a aumentar desde 2022, com um crescimento de 13% .
As funções de topo, como os gestores, registaram aumentos ainda maiores: até 28% para os gestores de explorações.
O relatório, baseado num inquérito a 529 empregadores agrícolas e a quase 1800 trabalhadores, mostra que os pacotes salariais totais (incluindo benefícios como a utilização de veículos e outros subsídios) aumentaram significativamente.
O baixo nível de desemprego fez aumentar os salários, uma vez que os empregadores têm de pagar mais para atrair e manter pessoal qualificado.
O relatório neerlandês salienta que o número médio de horas de trabalho por semana nas explorações agrícolas é inferior ao limite recomendado pela Organização Internacional do Trabalho de 48 horas, com os trabalhadores a trabalharem, em média, entre 44,4 e 46,3 horas por semana. Salienta também a importância do crescimento salarial para atrair jovens talentos para o sector agrícola, com iniciativas para promover oportunidades de carreira para os estudantes do ensino secundário.
Junho de 2024 / Países Baixos / https://www.rabobank.co.nz