Após um forte primeiro semestre do ano, espera-se que o comércio global enfraqueça daqui para frente. Apesar da persistente volatilidade dos preços das rações, os custos de produção devem melhorar modestamente.
O lento crescimento económico continua a afectar os consumidores. As exportações mais lentas, o aumento do desemprego e a queda da confiança dos investidores são questões preocupantes para a China, alguns países do Sudeste Asiático e América do Sul, enquanto o aumento dos salários, mercados de trabalho apertados e inflação (alimentos) alta e sustentada, estão a pressionar a América do Norte e a Europa. Em todos os casos, os consumidores estão a mudar: estão a trocar consumos de carne, comprando menores quantidades e trocando de canal. Mesmo assim, a carne de porco mantém uma posição relativamente estável no prato dos consumidores.
Os preços dos alimentos estão a diminuir, mas a incerteza permanece devido a factores de curto prazo. Os preços do milho e da soja estiveram voláteis no início de Julho, devido a menores sementeiras de soja do que o esperado, mais hectares de milho do que o esperado nos EUA e problemas climáticos, principalmente devido à incerteza do corredor de grãos do Mar Negro. Esperamos que os preços das rações diminuam no terceiro trimestre, mas continuem sustentados por índices stock/consumo relativamente baixos em muitos países. Embora haja espaço para que os preços caiam ainda mais nos próximos meses, eles permanecerão acima dos níveis pré-Covid.
A saúde do efectivo ainda é afectada por surtos de doenças. A Peste Suína Africana (PSA) continua a afectar a produção na Ásia e na Europa. Embora os focos de PSA tenham geralmente diminuído no segundo trimestre, estes parecem persistir nalgumas regiões, causando interrupções no abastecimento local. Além disso, o Síndrome Reprodutivo e Respiratório Suíno (PRRS) continua a ser um desafio em Espanha, provocando uma redução significativa na produção. A melhoria da sanidade do efectivo continua a ser uma tarefa importante para os produtores em todo o mundo.
Julho de 2023 | Rabobank. https://research.rabobank.com