Segundo o último relatório do sistema de Vigilância Europeia do Consumo de Antimicrobianos Veterinários (ESVAC), as vendas globais de antibióticos veterinários diminuíram 53% entre 2011 e 2022, atingindo o nível mais baixo alguma vez registado, de acordo com dados de 25 países.
Durante o mesmo período, as vendas de classes de antibióticos, para uso veterinário, que são consideradas criticamente importantes na medicina humana diminuíram significativamente: as vendas de cefalosporinas de terceira e quarta geração caíram 49%, as polimixinas 81%, as fluoroquinolonas 25% e as vendas de outras quinolonas 90%.
O último relatório da ESVAC inclui também informações sobre os progressos realizados no sentido de atingir os objectivos estabelecidos na estratégia "Do prado ao prato" da Comissão Europeia para reduzir a venda de agentes antimicrobianos para animais de exploração e aquicultura na UE. Em 2022, os 27 Estados-Membros da UE atingiram pouco mais de metade da meta de redução de 50 % estabelecida para 2030, em comparação com 2018, o que demonstra que os países estão no bom caminho para cumprir os objectivos da estratégia.
20 de Novembro de 2023/ EMA/ União Europeia.
https://www.ema.europa.eu