FareWellDock é um projecto de investigação de três anos de duração no qual participam grupos de investigação de oito países (Reino Unido, França, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Estados Unidos) cujo principal objectivo é obter novos conhecimentos que permitam eliminar a necessidade do corte de caudas em leitões.
O corte de caudas é uma prática preventiva generalizada em muitos países que tem como objectivo reduzir um dos principais problemas de comportamento em porcos, as mordeduras de caudas.
As investigações serão divididas em três eixos. Um grupo aprofundará o desenvolvimento de melhores medidas para evitar as mordeduras de caudas, sendo uma parte importante da investigação determinar quais são os factores que desencadeiam este comportamento. Um segundo grupo investigará que tipos de materiais para fussar e em que quantidade podem satisfazer as necessidades exploratórias dos porcos e, em consequência, reduzir o risco de mordeduras de cauda assim como a forma de melhorar a viabilidade da utilização de palha como material para fussar nas explorações com diferentes sistemas de maneio do esterco. O terceiro grupo de cientistas estará centrado em averiguar o que realmente sucede aos leitões submetidos ao corte de caudas (dor que sentem os leitões durante o corte, se isto se traduz em dor a longo prazo e como se compara com a dor experimentada pelos porcos quando acontece um surto de mordeduras de caudas).
O projecto é liderado pela professora Anna Valros da Universidade de Helsinquia, na Finlândia. Os outros centros de investigação que participam no projecto são a Universidade Rural da Escócia e a Universidade de Newcastle no Reino Unido, o INRA na França, a Universidade de Aarhus na Dinamarca, Wageningen UR na Holanda, SLU na Suécia, a Escola Norueguesa de Ciências Veterinárias e o USDA - ARS nos Estados Unidos. O projecto é parte da iniciativa europeia de Sanidade Animal e Bem-estar (ANIHWA).
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2013/ Farewelldock.
http://farewelldock.eu