Segundo dados publicados pela interprofesional suína do Reino Unido (BPEX), este importou 6% menos de carne de porco fresca e congelada em 2012 que em 2011. A descida afectou alguns dos principais fornecedores do Reino Unido, como Dinamarca, Holanda, Irlanda e Bélgica. Estas quedas foram compensadas em parte pelo aumento das remessas procedentes da Alemanha e Espanha. As importações de toucinho e presunto também foram menores em 2012, até 8 % do total, com remessas menores dos três principais fornecedores, Dinamarca, Alemanha e os Países Baixos.
As exportações de carne fresca e congelada pelo seu lado foram continuando com um bom comportamento em Dezembro, com um aumento de 18% nas remessas. Da mesma forma que nos últimos meses, a China tem sido o mercado com um crescimento chave, com o segundo maior volume das exportações do Reino Unido em dois meses consecutivos. Como resultado disso, as exportações de carne de porco no conjunto do ano 2012 cresceram 7%, com a maior parte do crescimento durante a segunda metade do ano, depois da abertura do mercado chinês. O crescimento durante a primeira metade do ano foi de apenas 2%. Isto significa que 2012 foi o melhor ano para as exportações de carne de porco do Reino Unido desde 2000.
Pelo contrário, destaca uma forte queda nas exportações de toucinho e presunto, com uma diminuição de 50% relativamente ao nível de 2011. No entanto, as exportações de produtos transformados à base de carne de porco aumentaram num terço e os sub-produtos num quarto.
Março 2013/ BPEX/ Reino Unido.
http://www.bpex.org.uk