Investigadores do Instituto Roslin, no Reino Unido, utilizaram técnicas genéticas avançadas para produzir porcos potencialmente resistentes à Peste Suína Africana (PSA). Estes porcos têm uma versão de um gene que se encontra geralmente em javalis e porcos salvagens, que os investigadores acreditam que possa evitar que adoeçam por PSA.
A investigação centra-se num dos genes associados à infecção pelo vírus da PSA conhecido como RELA que provoca que o sistema imunitário reaja em excesso com efeitos devastadores. Facoceros e javalis têm uma versão diferente do gene RELA daquela que é encontrada nos porcos domésticos. Os cientistas acreditam que esta variante pode moderar a sua resposta imunitária e explicar porque são mais resistentes à PSA.
Os investigadores utilizaram uma técnica de edição de genes para modificar o código genético do gene RELA dos porcos e convertê-lo no alelo que se encontra no javali.
Trata-se da primera vez que investigadores trocam com êxito os alelos no código genético de um animal utilizando a edição de genes. Agora os cientístas levarão a cabo ensaios controlados para comprovar se as alterações genéticas melhoraram a capacidade dos porcos se recuperarem da doença.
Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2016/ Roslin Institute/ Reino Unido.
http://www.roslin.ed.ac.uk