Os dados recolhidos pela AHDB utilizando o Livro de Medicina electrónico (eMB) mostram que o uso de antibióticos em porcos do Reino Unido no ano passado foi de 85 mg/PCU (miligramas por unidade de correcção populacional) – um aumento em relação ao valor de 2022 de 72 mg/PCU, mas inferior aos 87 mg/PCU registados em 2021, indicando que a tendência é ainda de descida.
Com a redução de 69% ao longo do período de nove anos, esperava-se que fosse atingido um ponto mais baixo, e era esperado um ligeiro aumento – especialmente se houvesse desafios de doenças nas explorações. O que vier a acontecer no próximo ano poderá dar uma melhor indicação sobre se o ponto mais baixo foi atingido ou se são possíveis reduções adicionais sem comprometer o bem-estar dos animais.
A doença nos suínos, corroborada por outros dados, como as estatísticas de diagnóstico da Agência de Saúde Animal e Vegetal (APHA) e as notificações através da Carta de Doenças Significativas da AHDB, foi um desafio em algumas explorações em 2023. Os dados do eMB , que representam aproximadamente 96% dos suínos abatidos no Reino Unido, apresentam aumentos nas classes de antibióticos que são utilizados para tratar as doenças que apresentam maior prevalência nos dados da APHA.
22 de Outubro de 2024/ AHDB/ Reino Unido.
https://ahdb.org.uk