O governo comprometeu-se a regulamentar acordos com a indústria suinícola para apoiar a cadeia de fornecimento e proporcionar uma maior segurança para a indústria.
Isto vem na sequência de uma consulta pública no ano passado, que recebeu quase 400 respostas de produtores, empresas de transformação e outros envolvidos na cadeia de abastecimento. A opinião da indústria foi expressa no sentido de que acordos juridicamente vinculativos eliminariam a incerteza e ambiguidade, e a maioria dos inquiridos apoiou a abordagem do Governo no sentido de implementar esta medida através de legislação.
A regulamentação será levada a cabo sob o poder dos regulamentos do artigo 29 da Lei da Agricultura 2020, com um maior envolvimento da indústria para assegurar que as necessidades do sector são satisfeitas e os desafios que enfrenta são adequadamente abordados.
Para além da regulamentação com acordos escritos, o Governo desenvolverá regulamentos para recolher e partilhar mais dados da cadeia de abastecimento, especialmente em relação às transferências de preços por grosso e aos registos nacionais de abate. Ao aumentar a disponibilidade de tais dados, ajudará a ter uma imagem completa do mercado britânico e, por conseguinte, contribuirá para reduzir ainda mais a ambiguidade para todos os envolvidos na cadeia de abastecimento.
A consulta revelou igualmente as preocupações dos produtores de suínos sobre a consolidação do mercado no sector da transformação e o impacto que esta teve nos produtores. Em resposta, o Governo partilhará as conclusões da consulta sobre as alegadas consequências negativas da consolidação do mercado com a Autoridade da Concorrência e dos Mercados.
6 de Abril de 2023/ Governo británico/ Reino Unido.
https://www.gov.uk