O Secretário do Meio Ambiente do Reino Unido, George Eustice, comunicou os planos previstos em relação à saúde e bem-estar animal. Trata-se de um programa de apoio financeiro aos agricultores dos sectores de suínos, bovinos, ovinos e avícolas.
O Governo vai oferecer aos suinicultores a possibilidade de usufruir de um plano de pagamento básico de uma visita anual a um veterinário da sua escolha para a realização de exames de diagnóstico, revisão de biossegurança, uso responsável de medicamentos e ainda aconselhamento em matéria de saúde e bem-estar de seus animais.
O plano incluirá também um programa de erradicação e controlo de doenças que permitirá aos agricultores candidatar-se a ajudas financeiras para poderem adoptar medidas de prevenção e redução de doenças endémicas que afectam o gado, bem como aconselhamento veterinário, vacinação ou melhoria da gestão da sua exploração.
O governo planeia testar um programa de pagamento por resultados. Isso significaria recompensar os agricultores que podem demonstrar bons resultados de saúde e bem-estar animal, como aqueles que fornecem aos seus animais mais espaço e enriquecimento ambiental adequado para que eles possam expressar melhor os seus comportamentos naturais.
Para o sector suíno, as prioridades neste plano são:
- Melhorar a biossegurança e o controlo de doenças endémicas e ajudar a prevenir doenças exóticas;
- Combater o vírus PRRS, que custa à indústria cerca de 52 milhões de libras por ano;
- Reduzir o uso de antibióticos;
- Reduzir o confinamento das porcas durante o parto, apoiando os produtores na mudança para alternativas, garantindo o bem-estar dos leitões e a segurança dos trabalhadores. Estão também a ser estudadas possíveis reformas na utilização de jaulas de parto;
- Tentar manter as caudas intactas e reduzir os factores de stress que levam os animais a morder as caudas.
22 de Fevereiro de 2022. Governo do Reino Unido.
https://www.gov.uk