A advertência surge depois que o nível de risco da Peste Suína Africana entrar no Reino Unido ter sido aumentado ao longo do Verão após a disseminação da doença na Europa Oriental e Central.
Nunca houve um caso de Peste Suína Africana no Reino Unido e não afeta os seres humanos, mas é potencialmente fatal para os porcos. Se a doença chegasse ao Reino Unido, poderia ter um efeito devastador no mercado de exportação e também significaria o abate de porcos em instalações infectadas para evitar uma maior disseminação.
Os produtores estão a ser advertidos de que é ilegal alimentar com resíduos de restauração de qualquer tipo ou desperdícios de comida doméstica os animais nas explorações do Reino Unido, incluindo porcos mantidos como animais de estimação, já que alguns dos surtos de Peste Suína Africana na Europa foram atribuídos ao javali ou porcos domésticos que consomem carne de porco ou produtos de porco contaminados. Vírus como a Febre Aftosa também podem ser introduzidos no Reino Unido através de produtos alimentares, incluindo alimentos de cozinhas vegetarianas, pois ainda existe um risco de contaminação cruzada de produtos de origem animal, como o leite.
As medidas rigorosas de higiene são essenciais na prevenção de doenças - as pessoas não devem levar carne ou produtos de carne para áreas onde os porcos são mantidos e só devem comer alimentos em áreas designadas, como salas de pessoal ou a cozinha da exploração. Qualquer pessoa em contato com porcos, incluindo os trabalhadores da exploração, deve lavar as mãos antes e depois de comer ou preparar alimentos.
Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017/ DEFRA/ Reino Unido.
https://www.gov.uk