Foram introduzidas medidas imediatas para proteger os suinicultores e a indústria de um surto de Peste Suína Africana (PSA).
Para salvaguardar as indústrias suinícola e agrícola do Reino Unido, as importações pessoais de carne de porco e de produtos à base de carne de porco provenientes do EEE (Espaço Económico Europeu), das Ilhas Faroé, da Gronelândia e da Suíça serão proibidas a partir de 27 de Seembro, a menos que esses produtos sejam fabricados e embalados de acordo com as normas comerciais da UE e pesem menos de 2 kg, no máximo.
Um surto de PSA pode ter um impacto significativo na indústria de suínos do Reino Unido, que ronda os 8 mil milhões de libras, bem como nas suas exportações anuais de carne de porco e de produtos à base de carne de porco, no valor de 600 milhões de libras. Estima-se que um surto possa custar ao Reino Unido entre 10 e 100 milhões de libras esterlinas.
Estas novas medidas protegerão os suinicultores e os produtos suínos britânicos, impedindo que a carne infectada passe a fronteira e ameace a biossegurança.
O Reino Unido nunca teve um surto de PSA e as importações comerciais de carne são regularmente controladas na fronteira para garantir que as mercadorias infectadas não cheguem às costas britânicas.
26 de Setembro de 2024/ Governo do RU/ Reino Unido
https://www.gov.uk