O "Instituto de Comercio Exterior de España" (ICEX) acaba de publicar um relatório actualizado sobre a situação do mercado de carne de porco no Japão.
Por tipos de carne, a Espanha passou do posto 14 que tinha em 2004, ao 4º em valor em 2015 como fornecedor de carne de porco fresca e congelada ao Japão e uma cota de mercado de 9,3%. A participação no mercado cresce, pois, a um ritmo constante após 1,4% de 2009, 3,8% de 2012 e 5,1% de 2013. Relativamente ao presunto, actualmente mante à cabeça das importações de presunto por desossar e em 2º lugar, após a Itália, em presunto desossado.
Os principais competidores de Espanha no mercado da carne fresca congelada continuam a ser os E.U.A., a Dinamarca, o Canadá, o México e o Chile (estos 2 últimos países tendo assinado acordos de livre comércio com o Japão). Apesar de ostentar já a 4ª posição como fornecedor de carne de porco, como ponto negativo para as importações encontramos a limitada imagem país que a Espanha tem no que se refere à carne de porco branco.
Por outro lado, a carne de porco ibérico está associada à imagem da Espanha e goza de grande potencial no mercado japonês, já que as possibilidades para o seu consumo são múltiplas, seja como componente da refeição diária, ou como degustação culinária em forma de tapas. Não obstante, o presunto ibérico, produto estrela da Espanha, limita-se a círculos mais reduzidos da população, um segmento alto de consumidores que procuram a qualidade e a exclusividade do seu sabor e que se mostram dispostos a pagar um preço alto por isso.
Junho de 2016/ ICEX/ Espanha.
http://www.icex.es/