A Comissão Europeia publicou o seu quinto relatório sobre os progressos na implementação do Plano de Acção Europeu "Uma Saúde" contra a Resistência Antimicrobiana (RAM), adoptado em Junho de 2017.
Os objectivos principais do plano baseiam-se em três pilares: fazer da UE uma região de boas práticas; impulsionar investigação, desenvolvimento e inovação, bem como moldar a agenda global. Abordar a RAM através de uma abordagem de "uma saúde" também é uma prioridade para a Comissão, conforme declarado na carta da missão do Comissário Kyriakides de Novembro de 2019.
O relatório mostra que várias iniciativas de RAM continuaram ou começaram nos últimos meses. Por exemplo, a Comissão adoptou na estratégia da UE da exploração agrícola para a mesa uma meta destinada a reduzir as vendas totais da UE de antimicrobianos para animais de criação e aquicultura em 50% até 2030. Esta meta será apoiada pela implementação dos recentes regulamentos sobre medicamentos veterinários e alimentos medicamentosos, cujos actos delegados e de execução estão actualmente a ser elaborados.
Outra actualização importante do Plano de Acção inclui a nova Decisão de Execução da Comissão (UE) 2020/1729 sobre a vigilância da RAM e a notificação de bactérias zoonóticas e comensais. A recém-adoptada Estratégia Farmacêutica para a Europa também identifica a luta contra a RAM como um objectivo fundamental. O próximo relatório está programado para ser publicado em meados de 2021.
14 de Dezembro de 2020/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu