Entre 2007 e 2018, o rendimento agrícola médio (de todos os tipos de explorações) na UE cresceu, atingindo € 35.300 por exploração e € 22.500 por unidade de trabalho anual (UTA) em 2018. Houve um aumento no valor da produção agrícola, tanto para a agricultura como para a pecuária em 34% e 36%, respectivamente.
Podem ser observadas diferenças de rendimento significativas nas diferentes regiões da UE e nos tipos de agricultura. O rendimento mais elevado por UTA foi registado na parte noroeste da UE, enquanto que o mais baixo foi na parte oriental. O rendimento por UTA de explorações especializadas em granívoros, vinho, horticultura e laticínios estava acima da média da UE em 2018. As explorações especializadas em suínos e aves (granívoros) tinham o maior valor agregado líquido de exploração por UTA em 2018 (38 900 EUR), e a maioria dessas explorações é grande em termos de tamanho económico.
Diferenças de rendimento também são observadas com base no sexo, idade e grau de escolaridade dos proprietários e gestores de explorações. As explorações geridas por mulheres, jovens agricultores ou gestores não formados ganham em média menos do que as outras.
9 de Julho de 2021/ Comissão Europeia / União Europeia
https://ec.europa.eu/