O rendimento agrícola fixou-se em 37759 milhões de euros em 2024, o que representa um aumento de 14,2% face a 2023, de acordo com a primeira estimativa dos principais números económicos do sector agrícola publicada pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação.
Entre os principais factores que explicam esta evolução estão a diminuição dos custos de produção e o aumento do valor da produção do ramo agrícola, atingindo o seu valor histórico mais elevado, 68430 milhões de euros. O crescimento da produção do ramo agrícola, que inclui tanto produtos hortícolas como animais, deve-se sobretudo ao aumento das quantidades produzidas (+11%), uma vez que os preços, em linha com a diminuição da inflacção geral, diminuíram 6%.
O volume de trabalho na agricultura aumenta 1,5% e o rendimento agrícola em termos correntes por Unidade de Trabalho Anual (AUT) aumenta 12,6%, para 45890 euros.
Produção Vegetal
A produção vegetal aumentou 8,9% em valor, até 38831 milhões de euros, devido a uma maior produção (+19%), num bom ano climático na generalidade de Espanha, o que compensou a diminuição dos preços recebidos pelos agricultores (- 8 %), uma vez ultrapassados os máximos registados em 2022.
Os cereais registaram um aumento de valor de 50%, resultado da recuperação da produção (+77%), após a forte seca de 2022 que levou a uma diminuição significativa da colheita, quando esta desceu para níveis históricos.
Além disso, o valor da produção de azeite aumentou (+51%), tanto devido à melhor colheita (+23%) face à escassa campanha anterior, como aos preços elevados (+23%). A produção de vinho e mosto também melhorou (+10%), devido a uma maior colheita. Pela sua importância económica no cálculo global, destaca-se o aumento do valor das frutas (+6%) e a ligeira diminuição do valor dos produtos hortícolas (-1%).
Produção Animal
A produção animal diminuiu 1,3% em valor devido à descida dos preços (-2%), uma vez que as quantidades produzidas aumentam ligeiramente (+1%). Neste ramo destaca-se o bom desempenho dos bovinos (+15%) e das aves (+5%), enquanto que os suínos, o leite e os ovos vêem o seu valor reduzido.
CONSUMO INTERMÉDIO
O consumo intermédio registou uma diminuição de 9%, para 28913,6 milhões de euros, em resultado da diminuição dos seus preços de compra (-10%), uma vez que a quantidade utilizada aumentou 2%. As rações, que representam mais de metade do valor do consumo intermédio, diminuíram 18 % em valor, devido à descida dos preços.
16 de Dezembro de 2024/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es