X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

República Dominicana: impacto da PSA no mercado suíno segundo o USDA

De acordo com as estatísticas oficiais do Ministério da Agricultura, a produção local de carne de porco diminuiu 15 % desde que a PSA foi detectada na República Dominicana, passando de 100 830 TM em 2021 para 85 444 TM em 2023. Se forem tidos em conta os volumes de importação durante esse período, é provável que a diminuição da produção seja ainda maior.

26 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Produção

De Janeiro a Junho de 2024, a produção local aumentou 1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Alguns produtores de carne de porco, em especial os criadores de explorações caseiras inicialmente afectados pela PSA, estão a proceder ao repovoamento das suas explorações, o que influenciará positivamente a produção local no futuro.

A República Dominicana tem duas grandes associações de produtores de suínos: a Associação Dominicana de Explorações Suinícolas (ADOGRANJA), composta pelos maiores produtores do país, e a Federação Dominicana de Produtores de Suínos (FEDOPORC), um grupo de pequenos e médios produtores formais. Estima-se que ambas as associações englobam entre 350 e 400 explorações comerciais que fornecem cerca de 70% da produção local de carne de porco (aproximadamente 60 000 toneladas por ano).

Gráfico 1. Producción de carne de cerdo en República Dominicana
Gráfico 1. Producción de carne de cerdo en República Dominicana

Fonte: dados de MOA

Aproximadamente 20 000 pequenos produtores de criação caseira, espalhados por todo o país, fornecem a restante oferta local, ou seja, 15 000 MT. Na maioria dos casos, a subsistência destes agricultores e das suas famílias depende da sua capacidade de vender dois ou três porcos por mês.

Importações

Com o decréscimo da produção local de carne de porco, as importações de carne de porco e produtos à base de carne de porco para a República Dominicana atingiram níveis recorde desde 2021. Em 2023, as importações atingiram 101 324 TM, um aumento de 153 % em relação às 40 084 TM importadas em 2020. Em Junho de 2024, as importações atingiram 56 464 TM, um aumento de 3 % em comparação com o mesmo período do ano passado, indicando a possibilidade de outro ano recorde para as importações.

Os Estados Unidos fornecem a maior parte da carne de porco importada para a República Dominicana. De 2019 a 2023, os Estados Unidos forneceram, em média, 94 % (61 748 TM) da carne de porco e dos produtos à base de carne de porco importados pela RD. Além disso, apesar de não estar presente no mercado dominicano de carne de porco antes de 2023, o Brasil começou recentemente a fornecer quantidades significativas de carne de porco ao país. Durante o primeiro semestre de 2024, o Brasil forneceu 6642 TM de carne de suíno à RD.

Preços

Os preços da carne de porco têm aumentado constantemente na República Dominicana desde que a PSA foi detectada em Julho de 2021, de acordo com dados do Ministério da Agricultura. Em Junho de 2024, os preços médios de retalho da carne de porco atingiram 2,36 USD/lb, um aumento de 10 % desde Julho de 2021, ou seja, 2,14 USD/lb.

As autoridades dominicanas estão a tentar estabilizar os preços da carne de porco no mercado local através do aumento das importações. O programa de penhoras é um apoio financeiro em que o governo cobre os custos de armazenamento e concede financiamento de baixo custo aos produtores, tendo o produto como garantia.

19 de Novembro de 2024 | USDA | Estados Unidos da América. https://www.usda.gov/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista