O Governo da República Dominicana prepara, para Maio próximo, o lançamento da Rede Nacional Alimentar (RENA), que é um novo sistema de comercialização de produtos agro-pecuários que porá o País ao nível das Nações que conseguiram desenvolver um eficiente esquema de distribuição e armazenamento de alimentos
Com a apresentação da rede agro-alimentar e o arranque da operação de Mercados Dominicanos de Abasto Agropecuario (Mercadom), ficarão abertas as operações do mercado central grossista e os três modernos mercados a retalho construídos na Grande Santo Domingo.
Os novos centros de armazenamento aproximarão os agricultores aos consumidores, o que permitirá que estes aumentem o seu nível de receita, ou seja, recebam melhores preços pelos seus produtos, e que a população se beneficie de alimentos frescos e a custos razoáveis.
Explicou que durante 2013, as exportações agro-pecuárias entraram nos mercados internacionais, gerando mais de 1200 milhões de dólares em divisas.
Assegurou que o Presidente Medina está empenhado em promover as agroexportações e que desde o Ministério da Agricultura se trabalha para eliminar as barreiras que impedem a colocação de produtos dominicanos nos mercados estrangeiros.
Defendeu que correspondente com essa política está o respaldo dado pelas autoridades à Feira Agropecuária, na qual o sector exibe os seus melhores resultados, representados em extraordinários produtos agroalimentares e excelentes exemplares de gado, mostrando o grande potencial do País.
Terça-Feira, 18 de Março de 2014/ Ministério da Agricultura/ República Dominicana.
http://www.agricultura.gob.do