A Comissão Oficial de Controlo e Erradicação de Surtos de Peste Suína Africana informou, na passada 2ª feira, que a doença que atinge os suínos foi detectada em 11 Províncias do país, por isso activou imediatamente o protocolo de isolamento do vírus nesses locais.
Entre as Províncias estão Sánchez Ramírez, Santiago, Hermanas Mirabal, La Vega, Montecristi, Elías Piña, San Juan e o Distrito Nacional. As brigadas de controlo sanitário estão-se a deslocar para as áreas afectadas para intervir nos animais em todas as explorações , por serem susceptíveis de contrair a doença. Os trabalhos de contingência e desinfecção dos veículos continuam a ser realizados em toda a Província e de forma preventiva nas localidades vizinhas e são realizados em conjunto com o Centro de Operações de Emergência (COE), Corpo de Bombeiros, Polícia Nacional, Forças Armadas, entre outros organismos.

No passado Domingo, foram realizadas intervenções em explorações localizadas em Cevicos, Fantino, Villa la Mata, Quita Sueño e no município principal de Sánchez Ramírez. Foram identificados 14135 suínos que foram abatidos. Os organismos internacionais FAO, IICA e OIRSA prestaram apoio técnico e financeiro para combater o vírus da PSA.
2 de Agosto de 2021/ Governo da República Dominicana.
https://agricultura.gob.do