Tendo em conta que a resistência antimicrobiana (AMR, nas suas siglas em inglês) é uma ameaça global significativa para a saúde pública, para a segurança alimentar e para a inocuidade dos alimentos, bem como para a vida, a produção animal e desenvolvimento económico e agrícola, a FAO publicou na sua página web um artigo sobre tudo o que é necessário saber sobre este problema.
Estima-se que morram, todos os anos, 700 000 pessoas devido a infecções resistentes aos antimicrobianos e um número incalculável de animais doentes pode no estar a responder ao tratamento.
A intensificação da produção agrícola levou a um uso crescente de antimicrobianos e espera-se que se duplique em 2030. Estes fármacos são importantes para o tratamento de doenças em animais e plantas, mas devem-se usar de forma responsável e apenas quando é necessário. Para nos adiantarmos à resistência aos antimicrobianos e para os manter a funcionar eficazmente durante o maior tempo possível, devemos investir em boas práticas agrícolas que dêem prioridade à prevenção de infecções e devemos ter políticas adequadas para apoiar estas práticas agrícolas sustentáveis. Uma boa nutrição e saúde são direitos humanos fundamentais e são chave para atingir a fome zero.
Resistência aos antimicrobianos: o que necessita saber
Sexta-Feira, 9 de Novembro de 2018/ FAO.
http://www.fao.org