Decorreu em Bruxelas uma conferência ministerial, organizada pela Comissão Europeia, sobre a "Erradicação da Peste Suína Africana (PSA) na UE e a gestão a longo prazo das populações de javalis", com a participação de ministros e representantes de a UE e instituições nacionais, organizações da sociedade civil e associações para discutir e reflectir sobre o controlo e a erradicação da PSA.
No final da conferência, o Comissário Europeu, Vytenis Andriukaitis, comentou que o controlo e erradicação da PSA é uma alta prioridade para a UE e que um dos pontos chave será o controlo a longo prazo dos javalis em áreas que ainda não foram afectadas pela doença. Segundo o comissário, as práticas de caça são relevantes para a evolução epidemiológica da doença e seu efeito sobre as populações selvagens deve ser considerado em qualquer abordagem estratégica. Andriukaitis instou todos os Estados-Membros a envidar mais esforços para assegurar uma melhor coordenação e cooperação, o mais rapidamente possível. Isso inclui a conscientização e a estreita coordenação entre todos os actores envolvidos, como produtores, serviços veterinários, agências florestais e caçadores.
A estratégia de gestão a longo prazo para as populações de suínos selvagens deve ser adaptada à situação específica de cada Estado-Membro e ser compatível com a legislação ambiental da UE, incluindo os requisitos de protecção da natureza.
A Comissão e a Federação Europeia de Caça e Conservação (FACE) estão a organizar um workshop para caçadores em Dortmund a 30 de Janeiro de 2019 durante uma grande reunião de caçadores europeus. Esta será uma oportunidade para acompanhar e aumentar a participação de caçadores na luta contra a PSA.
Mais informação e apresentações em: https://ec.europa.eu/food/animals/animal-diseases/control-measures/asf/ministerial-conference_en
Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/food/animals