Três em cada quatro europeus estão cientes da Política Agrícola Comum (PAC) e acreditam que todos os cidadãos beneficiam dela, de acordo com o último inquérito Eurobarómetro de opinião pública sobre agricultura e a PAC na UE, publicado pela Comissão Europeia.
O inquérito mostra que mais cidadãos da UE estão cientes da PAC (73% hoje, 6 pontos percentuais mais do que em 2017) e acreditam que a PAC beneficia todos os cidadãos, não apenas os agricultores (actualmente 76% , 15 pontos percentuais a mais do que em 2017).
Além disso, as opiniões dos cidadãos sobre quais devem ser os principais objectivos da PAC continuam a ser semelhantes às conclusões do inquérito de 2017. A maioria acredita que fornecer alimentos seguros, saudáveis e de alta qualidade deve ser o objectivo principal, representando a opinião de 62% dos entrevistados, já em 2017. Um número crescente de europeus pensa que a UE está a cumprir o seu papel no que diz respeito aos objectivos essenciais da PAC. Em comparação com 2017, todas as áreas, incluindo segurança alimentar, sustentabilidade, alimentos seguros e de qualidade, aumentaram em pelo menos 5 pontos percentuais.
Mais cidadãos estão agora cientes do logótipo da agricultura biológica, que cobre 56% dos inquiridos (um aumento de 29 pontos percentuais em relação a 2017). Embora uma proporção crescente de cidadãos acredite que a agricultura é uma das principais causas das alterações climáticas (de 29% em 2010 para 42% em 2020), a maioria dos cidadãos acredita que a agricultura já deu um importante contributo para combater as mudanças climáticas, com 55% concordando, em comparação com 46% em 2010.
Resumo do Eurobarómetro sobre a PAC.
13 de Outubro de 2020/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu