Esta missão de auditoria destina-se a avaliar a forma como a Roménia aplicou disposições legais para a detecção precoce de surtos através da vigilância activa e passiva da PSA e para prevenir a propagação do vírus e a eficácia dos controlos oficiais sobre os movimentos e rastreabilidade dos animais, sendo a quarta vez que especialistas europeus visitam este país no último ano e meio.
A agenda da missão de auditoria inclui a análise de dados e documentos oficiais, discussões com representantes dos serviços veterinários nos níveis central e distrital e visitas de campo.
A reunião de abertura da missão de auditoria foi realizada em 17 de Outubro de 2018, na ANSVSA. Nesta ocasião, o Presidente da Autoridade Nacional Veterinária e de Segurança Alimentar, Dr. Geronimo Brănescu, e profissionais da instituição informaram a equipa de auditores sobre a situação da evolução dos surtos de PSA e disponibilizaram-lhes detalhes do medidas aplicadas pelas autoridades romenas para limitar os efeitos da doença e impedir a propagação do vírus.
Após a reunião na sede da ANSVSA, a equipa de auditoria visitou o Instituto de Diagnóstico e Saúde Animal e o Laboratório Nacional de referência para PSA para avaliar a capacidade de teste e a implementação dos métodos de diagnóstico para PSA.
Os especialistas europeus viajarão para Braila, Tulcea e Constanta, onde irão auditar o trabalho nas instalações da DSVSA e seus laboratórios e também visitarão explorações comerciais, residências, caçadores, entrepostos frigoríficos, unidades de processamento e centros comerciais que vendem carne suína.
As conclusões da missão de auditoria da Comissão Europeia sobre a PSA terminarão a 25 de Outubro, sendo publicado um relatório no site da Comissão Europeia.
Quinta-feira, 18 deOutubro de 2018/ ANSVSA/ Roménia.
http://www.ansvsa.ro