As autoridades veterinárias romenas notificaram na semana passada a presença do vírus da Peste Suína Africana (PSA) numa exploração comercial de 39 191 porcos, localizada em Parța, condado de Timiș e pertencente ao SC SMF Romania SRL.
Imediatamente após a notificação da suspeita pela Direcção de Saúde Veterinária e Segurança Alimentar de Timiș, os serviços veterinários intervieram com urgência e colocaram a exploração sob vigilância oficial.
Foram aprovadas áreas de protecção e vigilância em torno do foco, foram impostas medidas restritivas à circulação de pessoas, animais, produtos, subprodutos e meios de transporte. Todos os animais da exploração serão abatidos, os subprodutos resultantes juntamente com os resíduos de alimentação, camas e qualquer outra coisa que possa constituir uma fonte de infecção serão destruídos por neutralização, de acordo com as disposições legais, a fim de evitar qualquer risco de propagação do vírus. Posteriormente, toda a superfície da exploração deve ser desinfectada.
Foi definida uma zona de protecção com um raio de 3 km e uma zona de vigilância com um raio de 10 km em redor do foco. Nestas zonas, as restrições serão mantidas por um período mínimo de 30 dias.
12 de Outubro de 2022/ ANSVSA/ Roménia.
http://www.ansvsa.ro