A Autoridade Nacional para a Sanidade Veterinária e Segurança Alimentar da Roménia (ANSVSA) informou que, após a aprovação por maioria por parte do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Sanidade Animal ( DG SANCO - Comissão Europeia) reunido no passado dia 7 de Novembro, a Roménia poderá exportar, para o mercado europeu, carne de porco produzida em explorações comerciais do país.
Após a votação, o projecto de decisão seguirá os passos do procedimento e deverá ser publicado no Diário Oficial da União Europeia.
Este resultado é o culminar dos esforços realizados durante os últimos anos por parte dos serviços veterinários da Roménia.
Após a detecção da Peste Suína no ano 2007 não se voltaram a declarar casos e a situação epidemiológica do efectivo pecuário melhorou ostensivamente. Desde o ano 2012 que se autoriza a entrada de carne de porco romena no mercado intracomunitário mas só a que é oriunda de establecimentos autorizados previamente. Em 2012 a Roménia exportou 18.337 ton de carne de porco no valor de 31 milhões de euros.
Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2013/ ANSVSA/ Roménia.
http://www.ansvsa.ro