A AHDB pork está a intensificar as análises de isótopos na carne de porco e nos produtos de carne de porco para determinar a sua origem, passando de trimestrais para mensais.
Para a análise utiliza-se a SIRA (Análise de Referência de Isótopos Estáveis), uma inovadora tecnologia de isótopos que compara a carne de porco fresca e processada e os produtos de carnes de porco com uma colecção de amostras de carne de porco procedentes de lugares conhecidos que se desenvolveram ao longo de vários anos.
Mediante a análise de rácios dos quatro principais isótopos estáveis existentes na carne de porco, que variam segundo o local de nascimento e a criação do porco, pode-se determinar a probabilidade de que a amostra seja proveniente do Reino Unido.
A análise SIRA serve para melhorar a traçabilidade e a segurança. Segundo Mick Sloyan, director estratégico de AHDB Pork, os consumidores têm muito interesse em saber qual a origem da carne, ainda para mais sendo agora um requisito legal garantir que as embalagens de carne de porco fresca estejam claramente identificados com o país de origem.
Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2016/ AHDB pork/ Reino Unido.
http://pork.ahdb.org.uk/