Imediatamente após a notícia de que as vendas de antibióticos para tratar e prevenir a doença no gado rústico do Reino Unido alcançaram uma baixa recorde após uma redução de 27% nos últimos dois anos, novos objectivos de redução do uso de antibióticos nos sectores principais de gado foram anunciados numa conferência de Londres a 27 de Outubro.
Os objectivos específicos do sector foram desenvolvidos no ano passado por uma "Task Force Targets", proporcionada pela Aliança de Uso Responsável de Medicamentos na Agricultura (RUMA).
A Task Force Targets é composta por veterinários e produtores de cada um dos sectores de carne, lácteos, ovos, peixes, aves de caça, porcos, carne de aves e ovelhas, que foram responsáveis por consultar organizações importantes nas suas respectivas indústrias. O grupo também inclui observadores da Agência de Padrões Alimentares e Direção de Medicamentos Veterinários (VMD).
Os objectivos principais para os oito sectores incluem uma redução no uso de antibióticos em suínos de mais de 60% entre 2015 e 2020, com uso mínimo de antibióticos criticamente importantes de alta prioridade (CIAs). Os dados divulgados indicam que, no sector suíno, caiu cerca de 35% entre 2015 e 2016.
O presidente da Sociedade Veterinária de Porco, e membro da Task Force de Targets, Mark White, disse que ficou satisfeito por atingir um marco tão significativo no primeiro ano de esforços concertados para reduzir o uso de antibióticos.
Os próximos passos, afirmou, deveriam concentrar-se na eliminação do tratamento preventivo de rotina, onde ele ainda acontece, principalmente devido à falta de recursos ou conhecimentos.
A força de trabalho da Targets foi proposta pela RUMA depois que a revisão O'Neill sobre resistência antimicrobiana foi publicada em Maio de 2016. O grupo progrediu depois de o governo ter confirmado o objectivo de estabelecer metas específicas para cada sector até ao final de 2017.
Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017/ RUMA/ Reino Unido.
http://www.ruma.org.uk