O Ministro da Agricultura, Dmitry Patrushev, realizou uma reunião sobre a situação actual da fileira suinícola, em que participaram representantes do Ministério de Indústria e Comércio e do Ministério do Trabalho, chefes das principais empresas e sindicatos industriais, bem como órgãos dirigentes do complexo agro-industrial das regiões. Segundo a previsão do Ministério da Agricultura da Rússia, este ano a produção suína do país apresentará uma dinâmica positiva e superará os 5,5 milhões de toneladas em peso vivo.
Ao mesmo tempo, houve um aumento de preços neste mercado devido, principalmente, a um aumento no custo de produção, em particular, do custo das rações. O ministro recordou que foram tomadas várias medidas para nivelar o crescimento no custo das rações, como a introdução de taxas sobre a exportação dos principais cereais e grãos de oleaginosas e a concessão de subsídios para o transporte de farinha de soja desde o Extremo Oriente, Sibéria e Kaliningrado as regiões centrais do país. A lista de áreas de empréstimos a curto prazo foi ampliada para a compra de rações e dos seus ingredientes. Também está previsto um prolongamento dos empréstimos preferenciais de investimento para as explorações afectadas em 2020 pela Peste Suína Africana e anos posteriores.As medidas tomadas permitiram estabilizar a situação e no período estival produziu-se um ajustamento dos preços ao produtor.
Segundo o Ministério da Agricultura da Rússia e do Rosselkhoznadzor, a situação epizoótica em várias regiões mantém-se sob controlo constante, em estreita colaboração com as autoridades regionais. Foi elaborado um sistema regulador claro, que inclui regionalização, compartimentação, normas para a produção suína e a luta contra as suas doenças, e é disponibilizado o registo electrónico de movimentos de animais e de produtos. Além disso, o Ministério da Agricultura fornece meios para a prevenção e o diagnóstico específicos das doenças dos suínos.
Após a reunião, Dmitry Patrushev deu instrucções para a preparação de um plano de acção destinado a estabilizar a situação na produção suína.
29 de Setembro de 2021/ Ministério da Agricultura da Federação Russa/ Rússia.
https://mcx.gov.ru/