As negociações ocorreram por iniciativa da parte canadiana a 02 de Abril de 2015 em Moscovo e foram dedicadas à discussão de questões vitais relacionadas com a cooperação entre os países em vigilância veterinária e garantia de segurança biológica de produtos de origem animal mutuamente entregues.
As restrições temporárias impostas pelo Rosselkhoznadzor a 14 de Novembro de 2014 sobre as expotações de porcos e seus produtos do Canadá para a Rússia estiveram entre a genda das conversções. A razão de medidas tão restritivas foi um aumento progressivo no número de casos com substâncias perigosas, incluindo promotores de crescimento – ractopamina, proibida na CEI, que foram detectadas nos produtos provenientes do Canadá no decurso de exames de laboratório. Não obstante o programa "livre de ractopamina" desenvolvido no Canadá para os produtos exportados para o território da CEI foram detectados 43 casos de substâncias proibidas pelo Rosselkhoznadzor em 2014 e oito delas eram casos de ractopamina.
Outro assunto a discutir foi a imposição de restrições à importação de porcos vivos do Canadá devido à propagação de Diarreia Epidémica Suína no país. O serviço russo prepara-se para considerar a possibilidade de retomar a exportação de suínos vivos a partir dos territórios canadenses livres da DES para a Federação Russa se os requisitos de biossegurança estiverem reunidos.
Foi ressaltado que, de modo a prevenir a PSA, um conjunto de medidas foi desenvolvido, assunto muito estimado pela OIE.
Quinta-feira, 2 de Abril de 2015/ Rosselkhoznadzor/ Rússia.
http://www.fsvps.ru