No ano passado, a indústria pecuária russa apresentou crescimento em todas as principais áreas de produção de gado, aves e leite. Em 2021, o forte crescimento continua com a indústria de suínos como o principal impulsionador.
Nos primeiros quatro meses deste ano, a produção de suínos de peso vivo (para abate) aumentou 2,1%, atingindo 1,6 milhão de toneladas. As principais regiões produtoras foram Tula, Pskov, Bryansk, Voronezh, Tomsk e Novosibirsk, a República da Mordóvia e Mari El, Primorsky Krai.
Um dos principais factores que contribuem para as tendências positivas no desenvolvimento da pecuária nacional é o uso activo de medidas de apoio do Estado. Este ano, a fim de dar um apoio adicional à indústria suína, o governo russo aprovou uma resolução que prevê a possibilidade de conceder empréstimos preferenciais aos produtores agrícolas que sofreram perdas com a Peste Suína Africana em 2020. Esta medida aplica-se aos empréstimos de investimento numa alíquota de até 5% para a construção, modernização e reforma de unidades de produção e compra de máquinas e equipamentos.
25 de Maio de 2021/ Ministério da Agricultura da Federação da Rússia/ Rússia.
https://mcx.gov.ru