O director-geral da União Nacional de Criadores de Porcos, Yuri Kovalev, salientou que as cinco principais empresas russas representam actualmente 85-90% das exportações de carne de porco. Nos mercados estrangeiros, a carne de porco russa é competitiva tanto em termos de qualidade como de preço.
Referiu que, devido às condições favoráveis no mercado mundial de carne de porco no início deste ano, o enfraquecimento da taxa de câmbio do rublo, começou uma recuperação activa das exportações após a sua queda em 2022.
Os fornecimentos de carne de porco à Bielorrússia continuam a aumentar e as vendas para o Vietname recuperaram. Hoje vemos que, apesar de muitos países estarem abertos à exportação, a oferta activa atinge 10 países. Na estrutura de exportação, 40% vai para os países vizinhos, outros 40% para os países do Sudeste Asiático, principalmente Vietname e Hong Kong (mais 95% e 34%, respectivamente). "Os fornecimentos à Mongólia (40%) e à Sérvia (113%) estão a aumentar", afirmou Yuri Kovalev.
7 de Dezembro de 2023/ Vetandlife/ Rússia.
https://vetandlife.ru