Durante a reunião, as partes chegaram a acordo sobre o certificado veterinário para a exportação de carne de bovino da Rússia para Hong Kong.
Em relação aos produtos do porco, foi acordado que o Rosselkhoznadzor forneceria os materiais solicitados por Hong Kong para que este considere a possível importação de carne de porco russa para finais de Junho de 2017.
Assim, as partes decidiram levar a cabo esforços paralelos para a harmonização dos modelos de certificados para a importação de carne de porco e de aves procedentes da Rússia e para levar a cabo a inspecção aos estabelecimentos russos produtores de carne de bovino, frango e porco uma vez que os referidos certificados sejam aprovados. Hong Kong, pelo seu lado, confirmou que enviará dois grupos de peritos para visitar os estabelecimentos de produção de carne na Rússia, as administrações territoriais do Rosselkhoznadzor, os laboratórios veterinários e os postos de inspecção fronteiriços.
De acordo com o procedimento de Hong Kong, a inspecção dos estabelecimentos faz parte do sistema de avaliação de riscos. Ao finalizar a inspecção e havendo aprovação dos seus resultados, será outorgado ao Rosselkhoznadzor o direito de inspeccionar os produtores russos interessados na exportação dos seus produtos para Hong Kong e de dar garantias aos estabelecimentos de Hong Kong.
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017/ Rosselkhoznadzor/ Rússia.
http://www.fsvps.ru