Na passada Sexta-feira teve lugar uma reunião entre o Chefe do Serviço Veterinário e Fitossanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor), Sergey Dankvert, e a Directora Geral da Direcção Geral de Sanidade e Consumidores da União Europeia, Paola Testori Coggi. O tema central da reunião foi a busca de um acordo na regionalização, devido aos recentes focos de PSA no território da UE.
Sergey Dankvert informou da sua preocupação pela situação da PSA no território da UE. Segundo Dankvert, as medidas adoptadas na UE com o fim de conter a doença não são suficientes e isto está apoiado pela aparição de novos surtos em javalis na Polónia. O Chefe do Rosselkhoznadzor convidou os especialistas europeus a visitar o Instituto Russo de Saúde Animal, subordinado do Rosselkhoznadzor, onde poderão intercambiar as suas experiências e avaliar juntos a situação e os riscos associados à propagação do vírus no território da UE. Testori apoiou a ideia. Além disso, com base nos acordos prévios alcançados, especialistas russos serão enviados à Polónia para estudar a situação da propagação da PSA.
A senhora Coggi referiu que a União Europeia levou muito a sério a situação actual o que não só se refere à suspensão da exportação aos países da UA mas também à manutenção da indústria da carne de porco na UE em geral. Contrariamente às expectativas do Rosselkhoznadzor, Testori não colocou novas propostas em relação à regionalização no território da UE e continuou a insistir na sua posição anterior. A parte russa afirmou que não aceita a regionalização proposta, que implica restrições só em seis regiões da Lituânia, e mais tendo em conta a actual presença de PSA na Polónia.
Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2014/ Rosselkhoznadzor/ Rússia.
http://www.fsvps.ru