De acordo com as declarações do director da Agroexport, Dmitri Krasnov, a abertura do mercado chinês à carne de porco russa é importante e fundamental já que nos próximos anos, depois do início das exportações para a China, estes volumes poderão atingir até 100 mil toneladas e a médio prazo parece bastante realista que venha a atingir as 200 mil toneladas.
Em 2022 o fornecimento de carne de porco ao mercado externo ascendeu a pouco mais de 160 mil t e no decurso deste ano já foi exportada mais carne de porco do que em todo o ano passado, de forma que está previsto que este ano se supere a cifra das 200 mil t, referiu Krasnov.
Se a isto lhe somamos as 100 mil t que se prevê que sejam exportadas para a China a curto prazo e as 200 mil t a médio prazo, efectivamente a Rússia estaria a duplicar as suas exportações em relativamente pouco tempo.
Dmitri Krasnov também assinalou que a perspectiva de abertura do mercado chinês já constitui um importante incentivo para as explorações de suínos russas. Tendo em conta que actualmente o mercado russo já está completamente abastecido de productos próprios, o desenvolvimento da produção só se pode garantir através da criação de mercados de vendas adicionais.
13 de Outubro de 2023/ TASS/ Rússia.
https://tass.ru/