Segundo Kovalev, para a produção de suínos, a exportação é a única oportunidade para que haja um maior desenvolvimento do sector. Este ano, diferentemente do ano passado, quando houve uma diminuição de 10-15%, há um aumento significativo nas exportações. Em geral, espera-se atingir uma cifra de cerca de 250 mil toneladas, o que representa mais de 5% da produção russa.
De acordo com a sua apresentação, em nove meses as exportações de carne de porco da Rússia multiplicaram-se por 1,6, para as 208 mil toneladas. O ano passado foram exportadas cerca de 170 mil toneladas de carne de porco.
O chefe da associação considera que a geografia das exportações está bastante diversificada: 40% destina-se aos países da CEI, principalmente Bielorrússia e voltaram a ser estabelecidos os fornecimentos ao Sudeste Asiático, principalmente ao Vietname e a Hong Kong.
Kovalev também referiu que em 2024 se espera que o aumento da produção de carne de porco no segmento industrial da Federação da Rússia seja o mesmo que este ano: cerca de 5%.
1 de Dezembro de 2023/AEMCX7 Rússia.
https://aemcx.ru/