Segundo o Director-Geral da Associação Nacional de Produtores de Suínos, Yuri Kovalev, devido aos focos de Peste Suína Africana (PSA) de finais de Novembro, Dezembro e parte de Janeiro, a previsão para a produção de carne de porco diminuiu em 100 mil toneladas, para 250 mil t, se bem que represente um aumento da produção de aproximadamente 4-5%.
Também acrescentou que: "devido à grande saturação do mercado, poderá haver uma diminuição dos preços, mas ao diminuir a previsão de crescimento, acreditamos que o preço não baixará e se manterá a níveis do ano passado, ou seja, em pouco mais de 100 rublos por quilograma de peso vivo".
Cerca de 560 mil porcos foram eliminados na Rússia entre Novembro de 2020 e Janeiro de 2021 devido à PSA, com grandes empresas de produção a serem afectadas como foi o caso da Miratorg e da Cherkizovo, segundo dados da Associação Nacional de Produtores de Suínos.
Na Rússia foram registados um total de 23 focos de PSA desde inícios deste ano: 11 em suínos domésticos (26700 animais afectados) e 12 em javalis.
31 de Março de 2021/ Veterinary & Life/ Rússia.
https://vetandlife.ru