Desde 1 de Novembro, a Rússia admite de novo as importações de carne de porco e vitela provenientes do Brasil. As importações deste tipo de carnes procedentes do Brasil tinham sido proibidas desde o início de Dezembro de 2017, devido à contaminação cruzada (acidental) pelo promotor de crescimento ractopamina, na formulação de rações usadas na alimentaçãoi animal.
O documento russo indica que "é possível eliminar as restrições impostas a todas as empresas exportadoras, tendo em conta a análise das medidas adoptadas pelo Brasil e as garantias proporcionadas pela Secretaría da Defesa Agro-pecuária (SDA) do ministério sobre o cumprimento das condições de produção e as vendas de produtos de empresas brasileiras. O serviço sanitário russo também analisou os resultados dos estudos de laboratório de produtos produzidos por empresas brasileiras.
O secretário espera que com o reatar das exportações as empresas adquiram o alento que perderam ao longo de 2018 com a greve dos camionistas e o conseguinte corte no abastecimento causado pela paralização.
Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018/ MAPA/ Brasil.
http://www.agricultura.gov.br