A Comissão Europeia está a apoiar os agricultores que enfrentam ondas de seca na Europa. Por um lado, os agricultores europeus poderão receber uma percentagem maior dos seus adiantamentos em pagamentos directos e pagamentos pelo desenvolvimento rural. Por outro lado, para alimentar seus animais, eles terão mais flexibilidade no uso da terra que, em tempos normais, não é utilizada para fins de produção.
Além do apoio disponível em virtude da Política Agrícola Comúm (PAC), foram tomadas duas decisões para ajudar os agricultores:
- poderão receber maiores avanços - a meio de Outubro estarão disponíveis até 70% dos seus pagamentos directos e 85% dos pagamentos relacionados com o desenvolvimento rural para restabelecer o fluxo efectivo;
- serão permitidas isenções a certos requisitos de "ecologização" - estes serão aplicados à diversificação de culturas e às regras sobre as superfícies de interesse ecológico no que refere às terras em pousio. Também será considerada a adopção de outros tipos de isenções à "ecologização", o que permitirá aos agricultores uma maior flexibilidade na produção de forragem.
Quinta-feira, 25 de Julho de 2019/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid