O Secretário-Geral de Agricultura e Alimentação, Carlos Cabanas, destacou o peso das exportações agroalimentares na economia espanhola, já que representam 17% do total, com um valor de 40830 milhões de euros em 2014.
Por isso destacou a importância que o Tratado de Livre Comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos pode ter para Espanha, e que, segundo a análise de impacto da Comissão Europeia, pode representar o aumento do volume das exportações e trazer novas oportunidades de crescimento, desenvolvimento e criação de emprego para o sector em todo o território.
Um Tratado, afirmou Cabanas, que é o mais importante desafio de negociação comercial que a União Europeia tam em todos os seus anos de história, como seja o estabelecimento da maior zona de livre troca do mundo. Para isso, explicou o Secretário-Geral, trabalha-se na construção de três pilares: o acesso ao mercado; os aspectos regulatórios e barreiras não tarifárias e as normas.
Dado que a Espanha é o oitavo país exportador a nível mundial, Cabanas indicou que o objectivo é reforçar a internacionalização das empresas, aumentar a presença nos mercados tradicionais e procurar mercados novos.
Quarta-Feira, 9 de Setembro de 2015/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es