Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso agora são reconhecidos internacionalmente como zonas livres de Febre Aftosa sem vacinação. Esse estatuto foi conquistado na manhã desta Quinta-feira (27). pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em cerimónia virtual da 88ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE, em Paris, na França.
O Paraná obteve reconhecimento nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária em Agosto do ano passado e aguardava pela validação da OIE, que também reconheceu os pleitos do Rio Grande do Sul e do Bloco I (Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso). Além da Febre Aftosa, a entidade deu a chancela ao Paraná de zona livre de Peste Suína Clássica independente.
O reconhecimento internacional vai ajudar a abrir mercados para a carne suína dos estados contemplados e outros produtos de origem animal, com a possibilidade de comercialização a países que pagam melhor pelo produto, como Japão, Coreia do Sul e México.
27 de Maio de 2021/ Governo do Paraná/ Brasil.
http://www.aen.pr.gov.br/