A resistência anti-microbiana ocorre quando as bactérias, vírus, fungos e parasitas mudam ao longo do tempo e deixam de responder aos medicamentos, tornando as infecções mais difíceis de tratar e aumentando o risco de propagação de doenças, doenças graves e morte. Como resultado da resistência aos medicamentos, os antibióticos e outros medicamentos anti-microbianos tornam-se ineficazes, tornando as infecções cada vez mais difíceis ou impossíveis de tratar.
Em Maio de 2015, a 68.ª Assembleia Mundial da Saúde aprovou um plano de acção global para resolver o problema crescente da resistência aos antibióticos e a outros medicamentos anti-microbianos. Um dos principais objectivos do plano é reforçar a sensibilização e o conhecimento sobre a RAM através de actividades de comunicação, educação e formação eficazes.
A campanha deste ano enfatiza a importância da colaboração multi-sectorial sob o lema de "Uma só saúde", que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental. Todos os sectores são instados a promover a utilização prudente de agentes anti-microbianos e a reforçar as medidas de prevenção da RAM, trabalhando em conjunto para prevenir a sua propagação.
15 de Novembro de 2024 / Organização Mundial da Saúde.
https://www.who.int