No seu primeiro encontro, realizado na sede do Senasa, o Comité Veterinário Permanente do "Cono Sur" (CVP) iniciou a preparação do Plano Estratégico 2016-2020 para adaptar os seus objectivos e mecanismos às necessidades actuais do mundo em matéria de sanidade animal e inocuidade dos alimentos de origem animal.
O encontro, contou além disso, com a assistência de representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da regional para as Américas da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE).
O CVP decidiu acentuar a integração das acções comuns de prevenção contra a febre aftosa. Para isso, os serviços veterinários de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai avançaram na preparação da segunda etapa do "Projeto Mercosur Libre de Fiebre Aftosa" (PAMA II), que na sua primeira execução finalizada em 2014 permitiu a integração de actividades de luta contra as doenças entre os países vizinhos.
Desta forma, foi iniciada a preparação do Plano Estratégico 2016-2020 que regerá as actividades do Comité nesse periodo.
Terça-feira, 3 de Março de 2015/ SENASA/ Argentina.
http://www.senasa.gov.ar