A norte-americana Smithfield Foods, Inc., a maior produtora de carne suína do mundo e a chinesa Shuanghui Internacional Holdings Limited anunciaram ontem a assinatura de um acordo definitivo de fusão que avalia a Smithfield em aproximadamente 7.100 milhões de dólares, incluindo a assumpção da dívida net da Smithfield. Shuanghui Internacional é a accionista maioritária de Henan Shuanghui Investment & Development Co., a maior empresa chinesa processadora de carne.
Os termos do acordo, que foi aprovado por unanimidade pelas administrações de ambas companhias, Shuanghui adquirirá todas as acções em circulação da Smithfield por 34,00 dólares/acção em dinheiro. O preço de compra representa uma mais-valia de aproximadamente 31% sobre o preço de fecho das acções da Smithfield a 28 de Maio de 2013, o último dia de negociação antes do anúncio de ontem.
A Smithfield é a principal accionista da empresa de carnes espanhola Campofrío, com uma participação de 36,99% no capital social. De acordo com a legislação espanhola, uma vez que se complete a operação, a chinesa Shuanghui deveria lançar também uma OPA sobre a empresa espanhola já que supera os 30% do capital social e terá o controlo da mesma. Outra opção será vender 7% no prazo máximo de 3 meses. A Campofrío enviou hoje um comunicado à CNMV onde assegura que ainda não recebeu nenhuma notificação por parte do grupo chinês sobre o que irá fazer.
Quarta-feira, 29 de Maio de 2013/ Smithfield Foods/ Estados Unidos.
http://www.smithfieldfoods.com/
Jueves, 30 de mayo de 2013/ El Economista/ España.
http://www.eleconomista.es/