A Peste Suína Africana (PSA) foi detectada em carcaças de suínos retiradas da linha de abate em 19 de Abril. Estas carcaças provinham de uma remessa de suínos vivos provenientes de Pulau Bulan, na Indonésia. A Agência Alimentar de Singapura (AFS) suspendeu a importação de suínos vivos de Pulau Bulan enquanto prossegue a investigação na exploração.
Haverá interrupções temporárias no fornecimento de carne de porco fresca a partir de 23 de Abril, uma vez que os suínos vivos provenientes de Bulan, na Indonésia, representam cerca de 15% do fornecimento total de carne de porco de Singapura. A AFS está a trabalhar em estreita colaboração com o matadouro para desinfectar as instalações e o ambiente circundante e para manter as medidas de biossegurança no matadouro.
A AFS exige que as regiões que exportam carne de porco crua para Singapura estejam isentas de PSA, uma vez que a carne crua de porcos infectados é um veículo potencial de transmissão do vírus. Os produtos transformados à base de carne de porco podem ser importados e vendidos a partir de estabelecimentos aprovados nas zonas afectadas pela PSA, desde que tenham sido tratados termicamente para inactivar o vírus da PSA.
20 de Abril de 2023/ Singapore Food Agency/ Singapur.
https://www.sfa.gov.sg