X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Situação actual da PSA na Ásia

Desde o aparecimento da doença na China, em Agosto do ano passado, a doença foi detectada na Mongólia, República Democrática da Coreia, Hong Kong, Vietname, Laos, Cambodja e Mianmar.

10 Setembro 2019
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Segundo o último relatório semanal da FAO e os relatórios da OIE sobre surtos de Peste Suína Africana (PSA) na Ásia, a situação actual é a seguinte:

  • China: desde o momento em que o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais (MARA) confirmou seu primeiro surto de PSA na Província de Liaoning, a 3 de Agosto de 2018, foram detectados 156 surtos em 32 províncias / regiões autónomas / municípios / região administrativa especial. Cerca de 1.170.000 foram abatidos.
  • Mongólia: desde o primeiro aparecimento, a 15 de Janeiro, foram registados 11 surtos em 6 províncias e em Ulaanbaatar, envolvendo 105 explorações/ explorações caseiras. Mais de 3.115 porcos, representando mais de 10% da população total de porcos na Mongólia, morreram ou foram destruídos. De acordo com dados da OIE, não houve novos surtos desde Fevereiro deste ano.
  • Hong Kong: o primeiro aparecimento da doença ocorreu durante o mês de Maio de 2019, quando o vírus foi detectado em amostras de tecido que foram recolhidas numa carcaça de porco confiscada no matadouro Sheung Shui de um porco importado. O matadouro foi declarado um local infectado, os abates foram suspensos e os 6.515 porcos do matadouro infectado foram destruídos e eliminados. No início de Junho e no início deste mês de Setembro, foram novamente detectados casos no matadouro Sheung Shui.
  • República Popular Democrática da Coreia: o Ministério da Agricultura confirmou o primeiro surto da doença no país em 23 de Maio de 2019, em Chagand-Do, com um total de 99 animais presentes.
  • Vietname: desde que o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD) confirmou seu primeiro surto de PSA em 19 de Fevereiro de 2019, um total de 63 províncias / cidades relataram a presença de surtos e mais de 4.500.000 porcos foram abatidos.
  • Laos: o primeiro foco foi confirmado na província de Salavan a 20 de Junho de 2019 e até o momento foram declarados um total de 94 surtos em 15 de suas 18 províncias / cidades. Mais de 25.000 porcos morreram ou foram destruídos.
  • Cambodja: o primeiro foco foi detectado na província de Ratanakiri em 2 de Abril de 2019. Foram detectados surtos de PSA em 5 províncias, Ratanakiri, Tboung Khmum, Svay Rieng, Takeo e Kandal.
  • Myanmar: desde que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Irrigação confirmou o primeiro surto de PSA em 1 de Agosto de 2019, um total de 3 surtos de PSA foram relatados no estado de Shan.

Segunda-feira, 9 de Setembro de 2019/ Redacção 333 a partir de dados da FAO e da OIE.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes