No passado mês de Janeiro detectou-se a presença de Peste Suína Africana na União Europeia, após vários anos livre da doença (com excepção para a Sardenha onde a doença é endémica)
Os dois primeiros surtos foram confirmados pela OIE no passado dia 24 de Janeiro afectando dois javalis localizados nas regiões lituanas de Vilnius e Alytus.
Posteriormente a OIE informou, de novo, a presença da doença em javalis, mas neste caso na Polónia. Até ao momento só se confirmaram dois casos, o primeiro confirmado pelas autoridades veterinárias no passado dia 13 de Fevereiro num javali na zona de Grzybowszczyzna e o segundo a 18 de Fevereiro também num javali em Kruszyniany, ambos em Podlaskie, na fronteira com a Bielorússia.
Deve-se destacar que a doença está presente desde há anos na Rússia e na Bielorrúsia. Desde Janeiro de 2014 e até à data foram detectados vários focos tanto em animais domésticos como em javalis. O mapa seguinte mostra a localização dos focos confirmados pela OIE durante este ano:
Se fizermos um histórico de surtos no Continente Europeu, os primeiros surtos da doença, após várioas anos sem aparecer, foram detectados na Geórgia no ano 2007. A partir dessa data a doença foi-se estendendo até à Rússia e à Bielorússia.
No seguinte mapa podem-se ver os focos de PSA no Continente Europeu ocorridos no ano passado:
Terça-Feira, 17 de Março de 2014/ Redacção 3tres3 a partir de dados da OIE.
http://www.oie.int