Durante a reunião, o Ministro de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mykola Solskyi, juntou-se aos Ministros Europeus para discutir a situação actual de produção agrícola e da logística na Ucrânia, bem como a implementação dos canais solidários da UE.
Os Ministros acolheram positivamente a última actualização sobre as colheitas e rendimento agrícola, incluindo o nível relativamente estável da produção de cereais, bem como a reabertura dos portos do Mar Negro, se bem que tenham enfatizado que a situação actual continua a ser difícil tanto na Ucrânia como a nível mundial.
A segurança alimentar mundial vê-se ameaçada pela agressão da Rússia e é por isso que os Estados Membros da UE estão decididos a continuar com a sua ajuda no transporte de trigo, milho e outros cereais para os consumidores dos Países Terceiros.
A agressão da Rússia à Ucrânia afectou tanto a capacidade de produção como de exportação da Ucrânia. Em 2021/22, a Ucrânia teve uma colheita record nas culturas de cereais e de sementes de oleaginosas de 108 milhões de toneladas; contudo, devido à guerra, a superfície total de cereais diminuiu 26,6 % em comparação com o ano passado. Este ano, a Ucrânia espera rendimentos das culturas de cereais e de sementes de oleaginosas ao nível médio dos últimos 6 anos, cerca de 67 milhões de toneladas. Tendo em conta que a Ucrânia exporta mais de metade da sua produção, ainda necessita exportar cerca de 13 milhões de toneladas da campanha do ano passado.
26 de Setembro de 2022/ Conselho da UE.
https://www.consilium.europa.eu